domingo, 6 de março de 2011

Cientista afirma ter encontrado restos de vida extraterrestre num meteorito

Richard Hoover, cientista da Nasa, publicou um artigo no periódico Journal of Cosmology (acesso livre) onde anunciou ter encontrado evidências de fósseis de vida extraterrestre, em fragmentos de meteoritos.
Hoover analisou as superfícies interiores de vários tipos de meteoritos condritos carbonáceos (Alais, Ivuna e Orgueil) CII, que são os mais primitivos de todos os meteoritos conhecidos e que podem conter água e material orgânico
Utilizando Microscopia Eletrónica de Varredura (FESEM), Hoover observou imagens de grandes filamentos complexos, que considerou semelhantes a cianobactérias.

Filamento de bactéria fossilizada indígena encontrado no meteorito CII Ivuna, de acordo com a publicação de Richard Hoover - (Imagem- reprodução)

Os estudos realizados levaram à conclusão de que os filamentos encontrados nos meteoritos CII são fósseis indígenas, que Hoover acredita que tiveram origem fora da Terra. Segundo o cientista, estas bactérias fossilizadas não são contaminantes terrestres, mas são os restos fossilizados de organismos vivos que viviam nos corpos celestes de que resultaram os meteoritos, por exemplo, cometas, luas e outros corpos celestes, quando a água líquida estava presente, muito antes dos meteoritos entrarem na atmosfera da Terra.
Para Richard Hoover, "Esta descoberta tem implicações directas na distribuição da vida no Cosmos e a possibilidade de vida microbiana nos regimes de água líquida de núcleos de cometas que viajam dentro da órbita de Marte e em luas geladas com oceanos de água líquida, como Europa e Enceladus".
Atendendo ao carácter controverso da descoberta, a comunidade científica foi convidada a analisar os resultados e a fazer comentários críticos.
Fonte: ÚltimoSegundo / Artigo de Richard Hoover

Link relacionado:
Nasa refuta pesquisa de bactéria extraterrestre   (actualizado em 7/03/2011)
O homem é descendente de formas de vida alienígena?

Sem comentários: