sexta-feira, 11 de março de 2011

Tragédia no Japão


A costa nordeste do Japão foi atingida por um forte terramoto de 8,9 graus de magnitude, na escala de Richter, provocando um tsunami massivo com ondas até 10 metros, especialmente na ilha principal de Honshu. O número de vítimas continua a aumentar, enquanto se procura combater os vários incêndios que se originaram.
O desastre também provocou um alerta nuclear, pois há centrais nucleares na região que foram desactivadas. Numa delas houve incêndio, mas as autoridades dizem que não há fuga de radioactividade, embora tenham retirado as pessoas da zona, por precaução.
De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), é o maior terramoto já registrado no Japão e o 7° maior da história mundial. O tremor ocorreu às 14h46 (hora local) e teve o epicentro no Oceano Pacífico, a 160 quilómetros da costa, a cerca de 400 quilómetros da capital Tóquio e 30 quilómetros de profundidade. Na quarta-feira, foi registado um tremor de 7,3 foi na mesma área.
Continuam a sentir-se várias réplicas no país. O Tsunami já chegou a outras regiões como Filipinas, Indonésia e Havaí, embora com ondas menores. Há um alerta de tsunami para todo o Oceano Pacífico, incluindo Chile, Canadá, Rússia, Nova Zelândia e toda a costa oeste dos Estados Unidos.
O violento tsunami iniciado pelo terramoto de magnitude 8,9 pontos, desta sexta-feira, formou um enorme redemoinho próximo à costa leste do Japão. De acordo com um especialista entrevistado pela BBC, o fenómeno provavelmente foi provocado pel encontro das águas do tsunami com alguma outra força, como uma forte corrente, por exemplo.


Imagens impressionantes do sismo e tsunami no Japão
Inforções actualizadas em:
Público.pt
ÚltimoSegundo

Sem comentários: