domingo, 20 de março de 2011

Os albatrozes do Atol de Midway depois do tsunami

O enorme tsunami que resultou do terramoto de magnitude 9.0 no Japão, propagou-se através do Oceano Pacífico, tendo atingido vários locais sem causar mais vítimas humanas. Um desses lugares foi o Atol de Midway que, em parte, ficou coberto de escombros, afectando a sua vida selvagem.
O Atol de Midway localiza-se Oceano Pacífico Norte, perto da extremidade noroeste do arquipélago do Havaí, sensivelmente a meio caminho entre os Estados Unidos e o Japão. É constituído por uma barreira de recifes em forma de anel e algumas pequenas ilhas e ilhotas de areia que são o habitat de milhões de aves marinhas. Actualmente é um refúgio de vida selvagem.

Uma grande população de albatrozes de Laysan nidifica no Atol de Midway. Cerca de 110.000 crias foram mortas pelo tsunami - Fonte da imagem: wikipédia

O Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol de Midway alberga normalmente, para além de outras espécies, 21 espécies de aves marinhas, quase 3 milhões de aves que aí nidificam, ocupando quase todo o espaço disponível. É famosa a sua população de albatrozes Laysan, Phoebastria immutabilis, que nesta época se ocupa da criação dos seus filhotes.

Milhares de aves Petrel Bonin ficaram enterradas vivas nos escombros. Algumas, como esta, foram salvas - Crédito: Pete Leary/U.S. Fish and Wildlife Service

De acordo com a página Web do Refúgio, muitos adultos e dezenas de milhares de crias de albatrozes Laysan foram arrastadas pelas ondas e milhares de Petrel Bonin, hypoleuca Pterodroma, foram enterradas vivas.

A única cria de albatroz-de-cauda-curta sobreviveu ao tsunami, mas tudo depende de voltar a encontrar os pais - Crédito: Pete Leary/U.S. Fish and Wildlife Service

Os albatrozes-de-cauda curta desapareceram das ilhas do Pacífico devido à utilização das suas penas como elementos decorativos. A formação de uma colónia neste refúgio pode ser uma esperança para esta espécie em perigo de desaparecer.
Ainda não se sabe, ao certo, o real impacto do tsunami em todos os habitantes selvagens do Atol de Midway. No entanto acredita-se que devem recuperar com o tempo.
Imagens do Atol de Midway depois do tsunami neste endereço.

Sem comentários: