A cratera alongada pode ter sido esculpida por um 'comboio' de impactos - Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)
A cratera alongada não identificada tem cerca de 78 km de comprimento, com pouco menos de 10 km de largura numa extremidade a 25 km de largura na outra, atingindo uma profundidade de 2 km. Parece estar rodeada por material ejectado durante o impacto.
A imagem foi obtida durante a órbita 8433, em 4 de agosto de 2010, usando a câmara High Resolution Stereo do Mars Express.
Nesta imagem, roxo indica as regiões mais baixas e cinzento as mais altas - Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)
Esta imagem foi criada usando um Modelo Digital do Terreno (MDT), obtido a partir da câmara High Resolution Stereo da sonda Mars Express da ESA. Os dados de elevação da DTM são codificados por cores: roxo indica as regiões mais baixas e cinzento as mais altas. A escala é em metros.
A cratera alongada está localizada a sul da grande bacia Huygens, que deve o seu nome ao físico holandês, famoso matemático e astrónomo do século 17, Christiaan Huygens, que descobriu Titã, a lua de Saturno - Crédito: NASA MGS MOLA Science Team
A grande bacia Huygens tem cerca de 450 km de diâmetro e está situada no planalto repleto de crateras do sul de Marte. Nesta área existem muitas marcas de impactos, entre elas as crateras alongadas.
Fonte: ESA
Sem comentários:
Enviar um comentário