quarta-feira, 23 de março de 2011

Sistema binário de anãs castanhas muito frias

A componente CFBDSIR 1458+10B (a mais pequena ao fundo da figura) do sistema duplo, é a anã castanha mais fria que se conhece, temperatura cerca de 100º Celsius - Crédito: ESO/L. Calçada

Observações com o Very Large Telescope da ESO e dois outros telescópios permitiram descobrir o sistema binário de anãs castanhas mais frio encontrado até agora, designado por CFBDSIR 1458+10, situado a apenas 75 anos-luz da Terra. Além disso, também se verificou que uma das componentes do sistema, CFBDSIR 1458+10B, ainda era mais fria. As medições da sua temperatura mostraram que era cerca de 100ºC - o ponto de ebulição da água.
O sistema duplo CFBDSIR 1458+10 é formado pelas componentes conhecidas como CFBDSIR 1458+10A e CFBDSIR 1458+10B, sendo esta última a mais ténue e fria das duas (a mais pequena ao fundo da figura). Parecem orbitar em torno uma da outra com uma separação de cerca de três vezes a distância entre a Terra e o Sol e um período de cerca de trinta anos. As duas componentes são aproximadamente do mesmo tamanho que o planeta Júpiter.
As anãs castanhas são essencialmente estrelas que não terminaram o processo normal de evolução de uma estrela: não possuem massa em quantidade suficiente para que a gravidade dê origem às reações nucleares que fazem as estrelas brilhar.
De acordo com Michael Liu, do Instituto de Astronomia da Universidade do Hawaii, investigador e autor principal do artigo publicado “A tais temperaturas esperamos que a anã castanha tenha propriedades diferentes das anãs castanhas conhecidas e mais próximas das de exoplanetas gigantes - poderia inclusivamente possuir nuvens de água na sua atmosfera". “De facto, assim que começarmos a obter, num futuro próximo, imagens de planetas gasosos gigantes em torno de estrelas semelhantes ao Sol, penso que muitos deles se parecerão com CFBDSIR 1458+10B”.
Fonte: ESO

Sem comentários: