Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos existem no Universo, desde muito cedo, e estão entre os ingredientes para a vida - Crédito: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle (SSC)
Representação artística e simbólica de moléculas orgânicas complexas, conhecidas por hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, (HAPs), observadas no início do universo.
Estas grandes moléculas, compostas por carbono e hidrogénio, estão entre os blocos constructores da vida. O Telescópio Espacil Spitzer da NASA observou estes hidrocarbonetos aromáticos policíclicos numa fase inicial do Universo, cerca de 10 biliões de anos atrás. Spitzer detectou estas moléculas em galáxias, quando o universo tinha um quarto da sua idade actual, cerca de 13,7 biliões de anos.
Estas moléculas complexas são muito comuns na Terra e formam materiais à base de carbono e não são totalmente queimadas. Podem ser encontradas na fuligem dos escapes dos automóveis e aviões, carne grelhada no carvão e torradas queimadas. Também existentes alguns hidrocarbonetos no fumo do tabaco, são considerados substâncias cancerígenas.
Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos estão presentes em galáxias como a nossa Via Láctea, e desempenham um papel significativo na formação estelar e planetária.
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário