Os pinguins Rockhopper do Norte estão classificados como ameaçados de extinção na Lista Vermelha da IUCN - Fonte: wikipédia
As operações de resgaste dos pinguins começaram e já foram recolhidos várias centenas cobertos de óleo. Serão tratados e limpos para depois voltarem ao seu habitat natural, quando as condições o permitirem. As operações de limpeza estão a encontrar algumas dificuldades, dado o isolamento das ilhas.
A Ilha de Tristão da Cunha é a principal do arquipélago, que inclui outras pequenas ilhas entre as quais a Ilha Inacessível, Património Mundial da Humanidade. O arquipélago é administrado pelo Reino Unido.
Mais de 99% dos pinguins Rockhopper do Norte têm o seu habitat no arquipélago de Tristão da Cunha e Ilha Gough, também no sul do Oceano Atlântico.
Um estudo recente sobre a população desta espécie de pinguim, publicado em 2009, mostrou que colónias de reprodução nas ilhas de Tristão da Cunha e Gough perderam mais de um milhão de aves, o que equivale a uma diminuição superior a 90% da sua população em ambas as ilhas. Em Gough esta perda ocorreu em apenas 45 anos.
Não se conhecem as razões do rápido declínio em Gough, mas o pingüim pode sofrer aumento dos níveis de predação, bem como a competição por alimento, devido ao rápido aumento da população da foca Subantarctica "Arctocephalus tropicalis" que tem uma grande colónia de reprodução nessa ilha. Outros factores podem ser o aumento de perturbação e poluição, a introdução de predadores, alimentação reduzida devido à pesca excessiva e alterações climáticas. Os pinguins Rockhopper do Norte estão classificados como ameaçados de extinção na Lista Vermelha da IUCN.
Fonte: ÚltimoSegundo
Sem comentários:
Enviar um comentário