quarta-feira, 23 de março de 2011

A ave selvagem mais antiga conhecida sobreviveu ao tsunami

Um albatroz Laysan, chamado Wisdom (Sabedoria), com mais de 60 anos de idade e considerada a ave selvagem mais antiga dos Estados Unidos, sobreviveu ao tsunami que atingiu o seu ninho, no Atol de Midway, no Pacífico, após o grande terramoto no Japão. A ave e a cria foram vistos na Ilha Sand (Areia), uma das ilhas que constituem o atol, cerca de uma semana após o tsunami.

Wisdom alimentando a cria após o tsunami - Crédito: Pete Leary/U.S. Fish and Wildlife Service

O Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Midway é conhecido pela sua população de albatrozes Laysan, embora seja apenas uma das 23 espécies de aves marinhas que aí nidificam, num total de cerca de 3 milhões de aves, para além de outras espécies. O atol fica situado a noroeste das Ilhas do Havai e pertence aos Estados Unidos.
Midway foi atingido por ondas de cerca de 1,5 metros de altura depois do terramoto, matando dezenas de milhares de crias de albatrozes Laysan e cerca de 2.000 adultos. As perdas noutras espécies ainda não foram contabilizadas.
Os albatrozes Laysan ( immutabilis Phoebastria ) passam metade do ano no mar e voltam a terra apenas para procriar. O tsunami surgiu na época de criação dos filhotes para esta espécie. Wisdom e a sua cria tiveram sorte.
Galeria de imagens do atol depois do tsunami
Fonte: ourAmazingplanet

Sem comentários: