sábado, 5 de março de 2011

Sismo partiu o glaciar Tasman da Nova Zelândia

sismo de 6,3 graus que devastou Christchurch, Nova Zelândia, em 22 de fevereiro de 2011, fez desprender um bloco de gelo azul de 30 milhões de toneladas do glaciar Tasman, o maior do país. O bloco de gelo caiu no lago terminal do glaciar, lago Tasmânia, a 200 quilómetros de Christchurch, formando pequenos icebergs e provocando ondas de 3,5 metros de altura que varreram o lago durante cerca de meia hora.
Em 2 de março de 2011, o satélite Terra da NASA obteve esta imagem da região, que mostra que os icebergs se reuniram na extremidade do lago.

O glaciar Tasman tem vindo a recuar nos últimos anos. O sismo de Fevereiro apenas ajudou a partir o gelo que acabaria por cair, mais tarde ou mais cedo - Crédito:  Earth Observatory /Jesse Allen

Na imagem em falsa cor, a cobertura vegetal está a vermelho. O revestimento sujo do glaciar e a rocha exposta a sul são de cor castanho escuro. O topo das montanhas a oeste está coberto por neve branca, o rio e o lago, rodeado por material rochoso fino, são acinzentados.
O glaciar Tasman é o mais largo e mais longo do país. Tem vindo a recuar nos últimos anos, e o desprendimento de gelo do seu pé, ou terminal, é um mecanismo de recuo. O sismo de Fevereiro apenas lhe forneceu um impulso de energia final para partir o gelo que, de qualquer modo, acabaria por cair.

Face terminal do glaciar Tasman, no lago Tasmânia. O glaciar está revestido por detritos - Fonte: wikipédia

De acordo com o Instituto Nacional de Water and Atmospheric Research (NIWA) da Nova Zelândia, no final de 2007 o glaciar de Tasman tinha recuado cinco quilómetros  desde 1976. Amontoados de pedras-morenas assinalam a extensão anterior do glaciar e orlam o lago que se formou no seu terminal.
Os glaciares dos Alpes Sul, daNova Zelândia Alpes, perderam 11% do seu volume entre 1976 e 2007. Desde então, os glaciares perderam gelo ou mantiveram-se estáveis, dependendo da quantidade de precipitação caída durante o ano.
De acordo com o NIWA, 90% do gelo perdido nos 12 maiores glaciares (incluindo Tasman) pode ser atribuída à formação de icebergs a partir do terminal ou à fusão do gelo na sua superfície que torna o glaciar cada vez mais fino.
Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: