sexta-feira, 11 de março de 2011

Terramoto 8,9 e tsunami no Japão

Em 11 de março de 2011, pelas 2:46 pm hora local (05:46 horário de universal, ou UTC), a costa leste do Japão foi atingida por um terramoto de magnitude 8,9, localizado a 38,3º de latitude norte e 142,4º de longitude leste. O epicentro situou-se a 130 km a leste de Sendai, e 373 Km a nordeste de Tóquio. Se as medições iniciais forem confirmadas, será o quinto maior terramoto do mundo desde 1900 e o pior da história do Japão.

O pior terramoto da história do Japão - Crédito: NASA/Earth Observatory

Este mapa mostra a localização do terramoto de 11 de março, bem como os sismos que o antecederam (linha em pontos) e as réplicas (linhas sólidas). O tamanho de cada círculo representa a magnitude do tremor ou choque associado. O mapa também inclui dados de elevação da terra da Missão Shuttle Radar Topography da NASA e dados oceânicos do Centro Britânico de Dados Oceanográficos.
De acordo com a agência americana de Geological Survey (USGS), o terramoto ocorreu numa profundidade de 24,4 km abaixo do fundo do mar. Este grande sismo foi precedido por uma série de grandes sismos anteriores, em 9 de março, incluindo um terramoto de magnitude 7,2.
A agência USGS informou que o sismo "ocorreu como resultado de pressão sobre a falha ou perto da zona limite de subducção entre as placas do Pacífico e Norte América". O sismo provocou um tsunami que percorreu a costa do Japão e todo o Oceano Pacífico. Costas em forma de meia lua e portos, como os perto de Sendai, podem desempenhar um papel importante focando as ondas à medida que se aproximam da costa. Além disso, como grande parte da costa japonesa é baixa e plana, muitas áreas são particularmente vulneráveis ​​a tsunamis.

Links úteis:
 Agência Meteorológica do Japão  (informações sobre terramotos e tsunamis)
Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico NOAA
Mapa interactivo sobre terramotos no Japão e mundo

Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: