O pior terramoto da história do Japão - Crédito: NASA/Earth Observatory
Este mapa mostra a localização do terramoto de 11 de março, bem como os sismos que o antecederam (linha em pontos) e as réplicas (linhas sólidas). O tamanho de cada círculo representa a magnitude do tremor ou choque associado. O mapa também inclui dados de elevação da terra da Missão Shuttle Radar Topography da NASA e dados oceânicos do Centro Britânico de Dados Oceanográficos.
De acordo com a agência americana de Geological Survey (USGS), o terramoto ocorreu numa profundidade de 24,4 km abaixo do fundo do mar. Este grande sismo foi precedido por uma série de grandes sismos anteriores, em 9 de março, incluindo um terramoto de magnitude 7,2.
A agência USGS informou que o sismo "ocorreu como resultado de pressão sobre a falha ou perto da zona limite de subducção entre as placas do Pacífico e Norte América". O sismo provocou um tsunami que percorreu a costa do Japão e todo o Oceano Pacífico. Costas em forma de meia lua e portos, como os perto de Sendai, podem desempenhar um papel importante focando as ondas à medida que se aproximam da costa. Além disso, como grande parte da costa japonesa é baixa e plana, muitas áreas são particularmente vulneráveis a tsunamis.
Links úteis:
Agência Meteorológica do Japão (informações sobre terramotos e tsunamis)
Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico NOAA
Mapa interactivo sobre terramotos no Japão e mundo
Fonte: Earth Observatory
Sem comentários:
Enviar um comentário