quinta-feira, 24 de março de 2011

Dinossáurios de pescoço comprido eram como aspiradores antigos

Um estudo de cientistas britânicos sugere que os dinossáurios saurópodes evoluiram os seus pescoços longos para colher alimentos em grandes áreas com o mínimo de esforço.

Brachiosaurus, saurópode do Jurássico - Fonte: wikipédia

Os cientistas comparam os dinossáurios de pescoço longo aos aspiradores de pó mais antigos, máquinas pesadas que eram colocadas na parte mais central da sala e a mangueira comprida permitia aspirar o pó à sua volta, numa área grande sem ter que deslocar o aspirador, numa economia de esforço.
Segundo o relatório publicado na revista Biology Letters, o longo pescoço dos saurópodes gigantes do período Jurássico permitia aos animais alimentar-se em grandes áreas sem ter que gastar energia movendo os seus corpos pesados.
Os cálculos efectuados pelo Prof Graeme Ruxton, na Universidade de Glasgow e Dr. David Wilkinson, na Universidade de John Mooresem, em Liverpool, mostram que um brachiosaurus de 25 toneladas utilizava 80% menos energia ao procurar comida com um pescoço de nove metros do que se tivésse seis metros.
Com um pescoço de 6 metros, o Brachiosaurus só poderia ter alcançado o alimento imediatamente abaixo ou acima dele e teria que deslocar-se para conseguir mais, mas um pescoço mais comprido deu-lhe a capacidade de atingir as plantas mais longe sem se mover.
O pescoço longo e esguio apenas podia suportar uma cabeça pequena e leve, por isso os saurópodes mal mastigavam as plantas antes de as engolir, tendo digestões mais demoradas no estômago.
No entanto, os cientistas acrescentam que os benefícios de um pescoço longo rapidamente desaparecem se ele crescer muito.
Os saurópodes incluem muitos dos mais conhecidos animais pré-históricos, como o Diplodocus e o Apatosaurus - o dinossauro conhecido anteriormente como brontossauro. Alguns saurópodes tinham mais de 40 metros de comprimento do focinho à cauda e pesavam mais de 100 toneladas.
Fonte:
Guardian

Sem comentários: