terça-feira, 1 de março de 2011

Meteoritos caídos na Terra podem ter desencadeado o início da vida

Uma das explicações defendidas pelos astrobiólogos, sobre o aparecimento da vida na Terra, refere que a vida se originou a partir dos elementos e moléculas trazidos por meteoritos para o planeta. É neste sentido que apontam os resultados de uma investigação publicada na revista 'Proceedings of the National Academy of Sciences' (PNAS), para uma origem extraterrestre das moléculas precursoras da vida terrestre.

Meteorito Grave Nunataks 95229, encontrado na Antártida - Crédito: NASA

Investigadores da Universidade do Estado de Arizona em Tempe, nos Estados Unidos, drigidos por Sandra Pizzarello, estudaram uma amostra do meteorito Grave Nunataks 95229, batizado em referência ao local onde foi descoberto na Antártida, em 1995.
Análises químicas do meteorito mostraram que é rico em amónia (NH4), um componente químico formado por hidrogénio e azoto, um importante precursor das moléculas biológicas complexas, como os aminoácidos e o DNA.
Os pesquisadores acreditam que esses elementos trazidos por meteoritos que cairam sobre a Terra no passado, podem ter promovido a evolução das moléculas necessárias à vida.Fonte: El Mundo / Estadão

Sem comentários: