EGNOS foi declarado operacional e adequado para uso na aviação europeia. Vai ajudar a melhorar os serviços de transporte e rastreamento dos veículos - Crédito: ESA
Usando três satélites e uma rede de 40 estações terrestres, o European Geostationary Navigation Overlay System (EGNOS) torna mais precisos os sinais GPS em toda a Europa.
EGNOS é o primeiro passo da Europa em matéria de navegação por satélite. Abre o caminho para o Galileo, o sistema europeu de navegação global próprio, por satélite e que está em construção.
De acordo com um comunicado da Comissão Europeia, graças a esta tecnologia, de livre acesso, os aeroportos poderão aumentar a sua capacidade global e baixar os custos de exploração.
Este serviço ajudará a reduzir os atrasos, desvios e cancelamentos de vôos e permitirá economizar combustível, por facilitar a planificação de trajectos mais curtos, com a correspondente redução de emissões de dióxido de carbono. A sua aplicação na navegação aérea melhora a segurança dos passageiros, ao ajudar nas aproximações de precisão em casos de condições meteorológicas adversas.
Os aeroportos mais pequenos e médios serão muito beneficiados com este serviço, pois permite aterragens em condições de pouca visibilidade, sem necessidade de outras tecnologias mais caras.
Para poder fazer uso de EGNOS, os aviões terão que ter um equipamento receptor específico e os aeroportos deverão dispor de procedimentos de aproximação adequados nas pistas de aterragem.
Fonte: ESA / El Mundo
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