quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

NASA encontra candidatos a planetas de tamanho semelhante à Terra na zona habitável

A NASA e os cientistas do Kepler anunciaram a descoberta de 1235 candidatos a planetas, dos quais 68 têm um tamanho semelhante à Terra. Entre os novos candidatos a planetas, 54 estão na zona habitável - uma região onde pode existir água líquida na superfície de um planeta - cinco dos quais são de tamanho semelhante à Terra e orbitam na zona habitável das suas estrelas.

Kepler encontrou 54 candidatos a planetas na zona habitável

No entanto, os candidatos a planetas precisam de observações de acompanhamento para verificar se são planetas reais.

Candidatos a planeta descobertos por Kepler, de acordo com o tamanho
Crédito: William Borucki

Dos 54 candidatos encontrados na zona habitável, cinco estão perto do tamanho da Terra. Os restantes 49 candidatos da zona habitável têm um tamanho que varia entre o dobro do tamanho da Terra até maior do que Júpiter. As conclusões são baseadas nos resultados de observações, realizadas entre 12 de maio a 17 setembro de 2009, de mais de 156.000 estrelas no campo de visão do Kepler, no campo de estrelas que o Kepler observa, as constelações de Cisne e Lira, que abrange cerca de 1 / 400 do céu.
 Entre as estrelas com candidatos a planetas encontradas por Kepler, 170 mostram evidências de ter vários candidatos a planeta. Kepler-11 é uma delas, que os cientistas confirmaram formar o maior sistema planetário fora do nosso sistema solar, com seis planetas orbitando uma única estrela, localizado aproximadamente a 2.000 anos-luz da Terra.


Fonte: NASA

Sem comentários: