quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

NGC 3621, galáxia de disco duro

NGC 3621 é uma galáxia espiral, relativamente brilhante, situada a cerca de 22 milhões de anos-luz de distância, na constelação da Hidra. A imagem foi obtida com o telescópio MPG/ESO instalado no Observatório do ESO de La Silla, Chile.

Galáxia de disco duro - Crédito: ESO/Joe DePasquale

Os dados sobre esta galáxia foram seleccionados, a partir de arquivo ESO, por Joe DePasquale, que participou no concurso Tesouros Escondidos. A imagem de NGC 3621 submetida por Joe ao concurso valeu-lhe o quinto lugar nesta competição.
A galáxia tem uma forma achatada, sem bojo central e por isso é descrita como uma galáxia de disco puro. Significa que ainda não interagiu de forma directa com outra galáxia, sofrendo por exemplo uma colisão galáctica, o que teria perturbado o fino disco de estrelas e criado um pequeno bojo no seu centro. A maioria dos astrónomos pensa que as galáxias crescem por fusão com outras galáxias, a chamada formação hierárquica de galáxias, no entanto as galáxias espirais sem bojo, ou de disco puro, como a NGC 3621, são bastante comuns.
Esta galáxia encontra-se relativamente próxima, o que permite estudar uma grande variedade de objectos astronómicos que se encontram no seu interior, incluindo maternidades estelares, nuvens de poeira e estrelas pulsantes, as chamadas variáveis Cefeidas.
As variáveis Cefeidas são utilizadas como marcos de distância no Universo. No final da década de 90, foram observadas 69 Cefeides nesta galáxia, no âmbito de um Programa Chave do Telescópio Espacial Hubble para observar variáveis Cefeidas e medir a taxa de expansão do Universo com a maior precisão possível na altura.
Fonte: ESO

Sem comentários: