quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A nave espacial Kepler da NASA descobre novo sistema planetário Extraordinário

Kepler-11 é uma estrela como o sol, com seis planetas orbitando à sua volta. Por vezes passam à sua frente mais que um, como mostra a reprodução artística, um trânsito simultâneo de três planetas observado pela sonda Kepler da NASA, em 26 de agosto de 2010. - Crédito: NASA/Tim Pyle

Utilizando o telescópio espacial Kepler da NASA, cientistas descobriram recentemente um sistema planetário de seis planetas, constituídos por uma mistura de rocha e gases, orbitando uma estrela semelhante ao Sol, designada por Kepler-11, uma estrela anã amarela, e que está localizada aproximadamente a 2.000 anos-luz da Terra.

Concepção artística mostrando o sistema planetário de Kepler-11 e do nosso sistema solar, a partir de uma perspectiva inclinada para demonstrar que as órbitas de cada sistema estão em planos semelhantes.
Crédito: NASA/Tim Pyle


O telescópio espacial da NASA Kepler observa uma estrela, Kepler-11. A estrela escurece quando os seis planetas que a orbitam se atravessam entre ela e a sonda Kepler. Cálculos mostram que os planetas estão aninhados em órbitas circulares que se encontram quase no mesmo plano. Crédito (animação): NASA / Tim Pyle

O novo sistema planetário é plano e o mais compacto conhecido, além do nosso, com seis grandes planetas orbitando perto da sua estrela. As órbitas dos cinco planetas internos do sistema planetário de Kepler-11 são muito mais próximas do que no nosso sistema solar.
Colocado no nosso sistema solar, o planeta mais exterior, Kepler-11g, orbitaria entre Mercúrio e Vénus, e os outros cinco, de dentro para fora, Kepler-11b, Kepler-11c, Kepler-11d, Kepler-11e, Kepler-11f , teriam a sua órbita entre Mercúrio e o Sol.
Os cinco exoplanetas interiores têm períodos orbitais entre 10 dias e 47 dias em torno da estrela, enquanto Kepler-11g tem um período de 118 dias.

Comparação dos tamanhos dos planetas Kepler - Crédito: NASA / Wendy Stenzel

Todos os planetas que orbitam Kepler-11 são maiores que a Terra, com os maiores comparáveis em tamanho a Urano e Neptuno.
Os cinco planetas interiores estão entre os menores exoplanetas confirmados. São constituídos por misturas de rochas e gases, possivelmente incluindo água. A maioria da massa dos planetas é de material rochoso, enquanto o gás ocupa a maior parte do seu volume.

Composição dos planetas Kepler-11 e sua posição em relação à Terra - Crédito: NASA /Jack Lassauer

Para Jack Lissauer, um cientista planetário e membro da equipa científica Kepler do Ames Research Center da NASA, Kepler-11 é um sistema planetário notável, cuja arquitetura e dinâmica fornece pistas sobre a sua formação. Os planetas Kepler-11d, Kepler-11e e Kepler-11f  têm uma quantidade significativa de gás leve, indicando que pelo menos estes três planetas se formaram no início da história do sistema planetário, há alguns milhões de anos.
Fonte: NASA

Sem comentários: