terça-feira, 23 de agosto de 2011

Homo erectus provavelmente foi o primeiro a dominar a arte de cozinhar

Segundo um estudo americano, o primeiro dos nossos antepassados a cozinhar alimentos foi, provavelmente, o Homo erectus, que evoluiu há cerca de 1,9 milhão de anos.

Família Homo erectus (ilustração) - Fonte: wikipédia

Segundo os cientistas da Universidade de Harvard, cozinhar não foi simplesmente uma forma de preparar alimentos mais saborosos, mas foi uma adaptação evolucionária importante nos humanos. Cozinhar não só aumentou as calorias disponíveis para os antepassados e lhes deu mais tempo para outras actividades, mas também provocou mudanças físicas, como um cérebro maior e um menor intestino, para além de mudanças sociais em torno da casa e da lareira.

O processamento dos alimentos cozinhando-os trouxe mais tempo livre aos antepassados dos seres humanos, tempo que poderia ser gasto noutras actividades, tais como a caça para obter alimentos de alta qualidade, criar ferramentas e socialização.
No entanto, as recompensas a partir do advento da cozinha não foram compartilhadas igualmente. Enquanto os homens foram provavelmente libertados para caçar e procurar outras actividades, as mulheres tiveram um aumento de responsabilidade pela colheita e preparação dos alimentos, ficando praticamente sem tempo livre.
Cozinhar permitiu ao Homo erectus, aos Neandertais e ao Homo sapiens darem enormes saltos evolutivos que os diferenciou dos outros primatas.
Para determinar em que altura a arte de cozinhar surgiu na história da humanidade, os investigadores rastrearam uma característica física provavelmente ligada ao princípio de cozinhar e comer alimentos mais macios - o tamanho molar - através dos restos de 14 ancestrais humanos. Os resultados publicados na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences sustentam estudos anteriores que sugerem que o Homo erectus devia dominar a arte de cozinhar.
Os pesquisadores confirmaram trabalhos anteriores, que mostraram que o tamanho molar diminuiu bastante no Homo erectus, no Neandertais e no Homo sapiens. A equipa descobriu que o Homo erectus e os Neandertais passaram o mesmo tempo cada dia comendo como fazem os humanos modernos. Na verdade, isto significa que a prática de cozinhar provavelmente ocorreu antes do Homo erectus evoluir, há cerca de 1,9 milhões de anos.
Para os cientistas, a maneira de nos alimentarmos diferente das de outras espécies de primatas e também as mudanças no tempo que gastamos na alimentação contribuiram para a nossa evolução.
Fonte: HarvardScience via ÚltimoSegundo

3 comentários:

Francisco J. A. de Aquino disse...

Muito interessante. De qualquer forma, nenhum fato isolado levou à evolução, mas foi um conjunto de escolhas que "deu certo" e fez com que o homem chegasse até aqui.

Recursos Educativos disse...

Mas, ultimamente o homem não me parece "muito certo" nas suas prioridades...

Francisco J. A. de Aquino disse...

Aprendemos a dominar muitas tecnologias, mas ainda não aprendemos a dominar a nós mesmos! Esse é um dos grandes problemas do mundo hoje. Por isso, tantas prioridades equivocadas e absurdas!