segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Robô Opportunity continua a sua actividade em Marte, analisando a rocha "Chester Lake"

"Chester Lake", segunda rocha a analisar pelo robô Opportunity, junto à cratera Endeavour, em Marte. A foto é uma combinação de três imagens obtidas através de diferentes filtros pela câmara panorâmica de Opportunity (Pancam), em 7 de Setembro de 2011 - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell/ASU

Um afloramento rochoso chamado "Chester Lake" é a segunda rocha que o robô Opportunity da NASA vai explorar, junto à cratera Endeavour, em Marte.
"Chester Lake", com cerca de um metro de diâmetro, está situado em "Cape York," que forma uma parte da borda oeste da cratera Endeavour e, segundo os cientistas, a rocha está num local que parece ser representativo de uma região de afloramentos no lado interior de "Cabo York".

"Chester Lake", em cor falsa, para enfatizar as diferenças entre os materiais na rocha e solo - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell/ASU

Esta segunda rocha escolhida é diferente da primeira rocha estudada pelo Opportunity, "Tisdale 2", que é uma rocha escavada durante o impacto que produziu uma pequena cratera na borda de Endeavour. Ambas parecem ser rochas do tipo brecha, uma rocha formada pela união de fragmentos de rochas mais antigas.
Serão feitas todas as análises necessárias para determinar a química, mineralogia e configuração geológica da rocha, inclusivamente a procura de evidências da presença de minerais de argila na sua composição, o que pode estar relacionado com a água.
Fonte: Photojournal/NASA

Sem comentários: