quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Especialistas ajudam zoológicos a inseminar rinocerontes-brancos do sul para salvar a espécie


A utilização da Inseminação artificial é cada vez mais uma parte essencial das estratégias de conservação de espécies ameaçadas em zoológicos de todo o mundo.
Especialistas alemães, do Leibniz Institute for Zoo and Wildlife Research (IZW), visitam os zoológicos para ensinar os profissionais locais a inseminar artificialmente rinocerontes raros.
No vídeo, a equipa está no Zoo Whipsnade, em Bedfordshire, na Inglaterra, para a reprodução assistida de dois rinocerontes-brancos do sul.
As populações desta espécie têm diminuído drasticamente no seu habitat natural devido à caça ilegal. Na África do Sul os rinocerontes são mortos por quadrilhas criminosas, por causa dos seus chifres muito apreciados no Oriente Médio e Ásia, para fabricar medicamentos e ornamentos.
Segundo os especialistas, não há muitos rinocerontes-brancos do sul nos zoológicos e é preciso aumentar o seu número, garantindo uma população saudável, genéticamente diversificada, no cativeiro.
Noutros locais, os cientistas tentam desenvolver outros métodos para salvar espécies de rinocerontes em extinção.
Num estudo publicado recentemente na revista científica Nature Methods, um grupo de pesquisadores procura cultivar células-tronco de rinocerontes-brancos do norte, a espécie mais ameaçada de rinocerontes do mundo, com apenas sete indivíduos ainda vivos.
Os pesquisadores dizem que um dia essas células podem ser transformadas em células de espermatozoides e de óvulos para salvar a espécie da extinção.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: