sábado, 17 de setembro de 2011

Quinteto de luas de Saturno, visto pela sonda Cassini da NASA

Sonda Cassini da NASA observou cinco das luas de Saturno de uma só vez, em 29 de Julho de 2011: Janus, Pandora, Enceladus, Mimas e Rea - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

A sonda Cassini captou numa única imagem, cinco das luas de Saturno. Janus (179 km de diâmetro) é a mais afastada, no extremo esquerdo. Pandora (81 km de diâmetro) orbita entre o anel A e o fino anel F, perto do centro da imagem. Enceladus (504 km de diâmetro), brilhante e reflexivo, aparece um pouco mais acima do centro da imagem. A segunda maior lua de Saturno, Rhea (1528 km de diâmetro), está cortada pela borda direita da imagem. Mimas (396 km de diâmetro) está para além de Rhea, também no lado direito da imagem.
No conjunto de luas observadas pela nave Cassini, Rhea é a que se encontra mais perto da sonda. Os anéis de Saturno estão entre Rhea e Mimas, mais próximas, e Enceladus mais afastado, do outro lado.
A imagem foi obtida em luz visível verde, em 29 de Julho de 2011, com a câmera de ângulo estreito da sonda Cassini , a uma distância aproximada de 1,1 milhões de quilómetros de Rhea e 1,8 milhões de quilómetros de Enceladus.
Mais informações na página Web da Cassini, em http://www.ciclops.org/
Fonte: NASA

Sem comentários: