quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Actividade solar forte


A actividade solar tem aumentado nos últimos meses à medida que o Sol caminha para o seu máximo solar, mais ou menos daqui a dois anos. Neste contexto, as tempestades solares que têm acontecido fazem parte do ciclo que a nossa estrela atravessa.
Pela segunda vez num dia, uma mancha solar activa, 1283, entrou em erupção, ontem (6), e desta vez de classe X2.1 (a mais intensa), cerca de quatro vezes mais forte que a erupção anterior. Esta explosão solar potente pode afectar a ionosfera da Terra e interromper as comunicações por rádio durante uma hora.
Esta erupção solar também foi acompanhada por ejecção de massa coronal (CME), que é a erupção para o espaço de uma nuvem gigantesca de material solar (plasma).
A mesma mancha solar activa 1283 já tinha produzido, antes, uma erupção mais fraca, de classe M5.3, também acompanhada de CME. Os primeiros modelos sugerem que ambas CMEs não vão dirigir-se directamente para a Terra. Eventualmente irão afectar a atmosfera terrestre no Norte, potencialmente causando auroras nas latitudes norte.
Mais informações em NASA e Tempo Espacial

Sem comentários: