terça-feira, 13 de setembro de 2011

Revelado o mistério dos Cristais Gigantes de Naica, no México

A Gruta dos Cristais Gigantes de Naica é considerada um dos monumentos geológicos mais extraordinários do mundo, situada na profundidade de uma mina de chumbo e prata, no estado mexicano de Chihuahua. A gruta tem a maior acumulação de cristais de gesso conhecida no planeta e foi descoberta no ano de 2000, quando os operários escavavam uma galeria, a 300 metros de profundidade.

Interior da gruta mexicana de Naica, com os seus cristais de gesso gigantes - Fonte: wikipédia

A câmara subterrânea da gruta contém cristais gigantes de gesso, dos maiores cristais naturais encontrados na Terra, num ambiente sufocante, com 50ºC de temperatura e cerca de 90% de humidade relativa, algumas das estruturas cristalinas de gesso ultrapassam os 10 metros de comprimento e um metro de largura.
Agora, na investigação publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o cristalógrafo Juan Manuel García Ruiz, principal autor e especialista do CSIC, acaba de desvendar o segredo do crescimento espectacular dos cristais. No artigo, em que participam também especialistas de Tohoku (Japón), ele explica que o grande crescimento destas estruturas se deve à lentidão com que cristalizaram. Cálculos efectuados permitiram determinar que os cristais aumentam a espessura de um cabelo, em cada 100 anos.
Segundo García Ruiz, a lentidão e o modo contínuo dos processos geológicos envolvidos explicam a criação de cristais tão grandes nesta câmara subterrânea de condições especiais e únicas.
Debaixo de Naica existe um ponto quente vulcânico que tem emitido calor, libertando minerais e criando os depósitos de metais da mina, desde há milhões de anos. A câmara dos cristais, com 35 metros de comprimento por 20 metros de largura e 8 metros de altura, esteve sempre alagada por água a altas temperaturas e rica nos mesmos minerais que formam os cristais de gesso.
Para os cientistas, estas condições permitiram a lenta e contínua cristalização, que começou quando a temperatura baixou para 58ºC. A gruta foi descoberta no ano 2000 porque o subsolo de Naica está a ser drenado para que a mina possa ser explorada, por isso não hé água na gruta, que acabou por ficar exposta ao ar, os cristais pararam de crescer e podem deteriorar-se.
No entanto, se um dia a água deixar de ser bombeada, ela voltará à gruta e os cristais, que já são os maiores do mundo, continuarão a crescer, como explicam os cientistas.
No vídeo, o Professor Iain Stewart mostra os espectaculares cristais de Naica, durante as filmagens para a série da BBC "Earth Made Us". Ele descreve a gruta como uma maravilha geológica do mundo.


Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: