domingo, 4 de setembro de 2011

Tigre-da-Tasmânia tinha mandíbulas demasiado fracas para atacar rebanhos, na Austrália

O tilacino, também conhecido por tigre-da-Tasmânia, foi extinto no início do século XX devido, sobretudo, à caça intensiva por ser considerado uma ameaça aos rebanhos. Mas, um novo estudo descobriu que as mandíbulas do animal, apesar de carnívoro, eram tão fracas que ele apenas poderia caçar presas pequenas, e mais ágeis.

Tigres-da-Tasmânia no zoo de Beaumaris, em Hobart, 1910 - Fonte: wikipédia

Os resultados do estudo, publicado no jornal Zoology , da Sociedade Zoológica de Londres, sugerem que a reputação do tilacino como grande caçador de ovelhas foi exagerada e pode ter apressado a sua extinção.
O tigre-da-Tasmânia (Thylacinus cynocephalus) foi o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos. Nativo da Austrália e Nova Guiné, foi extinto na Austrália continental milhares de anos antes da colonização europeia do continente, mas sobreviveu na ilha da Tasmânia, juntamente com diversas espécies endémicas, incluindo o diabo-da-Tasmânia, outro símbolo da Austrália tal como o tilacino. A perda de habitat e das suas presas, assim como a perseguição e caça, contribuiram para o seu desaparecimento.
Apesar do seu declínio evidente, o tigre-da-Tasmânia só recebeu protecção oficial do Governo da Tasmánia cerca de dois meses antes de morrer o último exemplar conhecido no Zoo de Hobart, em 7 de Setembro de 1936.

Em 2009, o diabo-da-Tasmânia foi declarado em perigo de extinção, devido a uma doença mortal que está a afectar a população selvagem - Fonte: wikipédia

Na investigação, os cientistas usaram técnicas avançadas de modelagem de computador, e simularam vários comportamentos predatórios usando os músculos das mandíbulas, incluindo morder, rasgar e puxar, para prever os padrões de stress no crânio de um tilacino e dos dois maiores carnívoros marsupiais que restam, o diabo-da-Tasmânia (Sarcophilus harrisii) e o tiger quoll (Dasyurus maculatus). As três espécies representavam os grandes mamíferos carnívoros na Tasmânia, na época da colonização europeia.

Tiger quoll ou Quoll-de-cauda-pintada, o maior mamífero marsupial carnívoro da Austrália. É considerado um superpredador - Fonte: wikipédia

Comparando o desempenho do crânio do tilacino com o das espécies vivas relacionadas, os investigadores conseguiram prever o tamanho provável do corpo das suas presas. Segundo eles, os tilacinos competiam com outros carnívoros marsupiais pelos pequenos mamíferos, como cangurus e gambás (possum).
Para os especialistas, quanto mais especializada for uma espécie, mais vulnerável ela é à extinção, sobretudo entre os grandes predadores. No caso do tigre-da-Tasmânia, uma perturbação do ecossistema, como a que resultou da forma como os colonizadores europeus alteraram a terra, pode ter sido suficiente para empurrar esta espécie para a extinção.
Fonte: ScienceDaily

Sem comentários: