Cerca de 150 golfinhos que vivem ao largo de Melbourne, até agora foram considerados como uma das duas espécies conhecidas de golfinhos nariz-de-garrafa que vivem na área. No entanto, estudos do ADN e análises detalhadas dos crânios guardados em vários museus de história natural mostraram que se trata de uma nova espécie.
A nova espécie, golfinho Burrunan, Tursiops australis sp. - Fonte: wikipédia
A nova classificação científica, Tursiops australis sp., vem descrita na revista PLoS One. A espécie recebeu o nome comum de 'golfinho Burrunan' um nome aborígene australiano que significa "peixe grande do mar do tipo boto".
A nova espécie Tursiops australis forma duas populações, vivendo na Baía de Port Phillip e em Gippsland Lakes, no estado de Vitória. Pensava-se que estes golfinhos podiam pertencer a qualquer uma das espécies, Tursiops truncatus (golfinho-roaz) ou Tursiops aduncus (golfinho-nariz-de-garrafa-do-Índico) que ocorrem na costa australiana.
Portugal tem uma população de 27 golfinhos-roaz, Tursiops truncatus, residente no estuário do Rio Sado, em Setúbal - Fonte: wikipédia
Dada a proximidade destas duas pequenas populações residentes de Tursiops australis de grandes centros urbanos e agrícolas, os investigadores alertam para a necessidade da sua conservação. A espécie é um endemismo australiano susceptível a numerosas ameaças antropogénicas, deverá ser incluída na lista australiana das espécies em perigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário