quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os neandertais ibéricos já comiam marisco há 150 mil anos

Muito recentemente os portugueses elegeram o arroz de marisco como uma das 7 maravilhas da gastronomia. Agora, ficámos a saber que os habitantes da Península Ibérica já consumiam marisco há 150.000 anos. É uma preferência bastante antiga!

Moluscos marinhos e crustáceos da Gruta de Bajondillo, no sul da Península Ibérica, utilizados pelos neandertais na sua alimentação - Fonte: PLoS ONE

A descoberta deveu-se a um grupo internacional de cientistas, onde colaboraram investigadores portugueses, ao examinar os restos deixados numa gruta da localidade malaguenha de Torremolinos, no sul de Espanha. É o vestígio mais antigo que comprova o consumo de moluscos por parte dos nossos antepassados neandertais.
O estudo, liderado pelo professor Miguel Cortés Sánchez, da Universidade de Sevilha, é publicado na revista de acesso aberto PLoS ONE.
Existem fósseis da mesma altura, na África do Sul (em Pinnacle Point), que mostram que o Homo Sapiens também utilizava o marisco na sua alimentação.
Esta investigação na Gruta de Bajondillo, no sul da península, revelou que os neandertais também apanhavam e consumiam marisco nessa época, o que vem influenciar o conhecimento da evolução humana.
" Muitos investigadores argumentam que a apanha do marisco é um dos comportamentos que define os humanos modernos e, de certo modo, uma vantagem adaptativa que permitiu a expansão do Homo sapiens. Mas esta investigação demonstra que, ao mesmo tempo, os Homo sapiens do sul de África e os Homo neanderthalensis no sul da Península Ibérica, aproveitavam estes recursos marinhos", como explica Francisco Jiménez Espejo, investigador do CSIC (Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas) , que também participou na pesquisa.
Fonte: El Mundo.es / CSIC

Sem comentários: