segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Gatos fluorescentes resistentes à infecção pelo vírus da SIDA (versão felina)


Cientistas criaram gatos modificados geneticamente e que também brilham com uma luz fluorescente, durante uma pesquisa que pode trazer informações importantes no combate à SIDA, tanto nos humanos como nos gatos.
O Vírus de Vírus de Imunodeficiência Felina (sigla em inglês FIV) provoca a morte de milhões de gatos cada ano e é o responsável da pandemia de sida que afecta os gatos domésticos.
Os humanos e os macacos – que sofrem de uma doença semelhante causada pelo vírus HIV– não contraem este vírus dos gatos (assim como os gatos não contraem o HIV, por exemplo) provavelmente devido à TRIMCyp, uma proteína que se pensa que reconhece a capa do FIV e ordena ao sistema imunitário matar o vírus.
Os cientistas decidiram inserir nos gatos este gene para tentar obter o mesmo tipo de protecção no felino. Mas em conjunto com este gene, inseriram outro pedaço de ADN que codifica uma proteína que emite fluorescência, para monitorar a actividade da primeira proteína.
Quando os gatos são expostos à luz ultra-violeta, eles brilham, o que comprova que a proteína que protege os animais do vírus de imunodeficiência felina (FIV) está sendo produzida.
Informações mais detalhadas em Público.pt

Sem comentários: