quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Imagens do satélite UARS caindo em direcção à Terra

Um astrónomo amador, Thierry Legault, conseguiu gravar um vídeo com imagens da queda descontolada do satélite americano UARS, quando ele passou sobre a França. As imagens foram colocadas no seu site de fotografia astronómica, http://www.astrophoto.fr/.


Segundo a NASA, o satélite de quase seis toneladas deverá atingir a Terra na tarde de sexta-feira, 23 de Setembro, algures entre os paralelos 57º norte e 57º sul do equador. Os cientistas só poderão conhecer o lugar mais exacto da queda cerca de duas horas antes do satélite alcançar a atmosfera. A entrada do satélite na atmosfera não é fácil de prever devido às mudanças de densidade do espaço que ele atravessa como consequência das partículas e radiação da actividade solar. Ao longo das últimas semanas o espaço tem sido afectado por uma série de eventos solares, incluindo hoje, 22 de Setembro, com uma nova erupção solar X1.4 no início do dia.
Para a agência espacial americana o risco é muito pequeno para as pessoas. O satélite vai despedaçar-se ou queimar-se ao entrar na atmosfera e apenas 26 pedaços poderão cair na superfície terrestre, espalhando-se por uma área de 500 milhas.
Engenheiros aeroespaciais da Analytical Graphics, Inc. (AGI) usaram o software de análise e visualização da empresa e criaram uma simulaçao mostrando a órbita actual do UARS, a potencial área de detritos, entrada na atmosfera com combustão e fragmentação e região estimada da superfície terrestre atingida pelos detritos.

Sem comentários: