domingo, 11 de setembro de 2011

'Explorar o Sistema Solar' e outras ferramentas científicas para cientistas amadores na internet

Para quem gosta de Astronomia e Exploração Espacial, a NASA oferece uma nova aplicação Web, em ambiente 3-D, gratuita e que permite explorar o Sistema Solar a partir do computador.

Aplicação "Eyes on the Solar System" - Crédito: NASA

'Eyes on the Solar System' (http://solarsystem.nasa.gov/eyes/intro.html), é uma ferramenta interactiva em que, pela primeira vez, o utilizador pode ver e viajar pelo Sistema Solar em tempo real.
O ambiente virtual utiliza o motor do jogo Unity para mostrar os modelos de planetas, luas, asteróides, cometas e naves espaciais nas suas missões científicas, utilizando dados reais da NASA, que vão desde 1950 e são projectados até 2050. Como o utilizador pode controlar o espaço e o tempo, é possível viajar no tempo e fazer acelerar ou retardar missões científicas. Por exemplo, a viagem de 5 anos até Júpiter da nave espacial Juno, lançada a 5 de Agosto, pode durar poucos segundos até se precipitar no gigante gasoso, tal como irá acontecer na realidade após terminar a sua missão.
Para executar a aplicação é necessário um navegador plug-in que é disponibilizado gratuitamente, assim como tutoriais e vídeo que explicam como navegar na aplicação, tudo em inglês.

Outras ferramentas científicas para explorar a partir de casa:
Para todos aqueles que se interessam pela ciência, existem várias aplicações abrangendo uma gama variada de conhecimentos e que, de uma forma interessante e até divertida, ajudam a incentivar os chamados cientistas-cidadãos’, interessados em jogar online e também fazer descobertas científicas, como por exemplo, o Solar Storm Watch, um projecto sobre ciência solar, onde os cidadãos são convidados a ajudar os cientistas a localizarem diferentes explosões solares.

O projeto Ancient Lives, da Universidade de Oxford, em parceria com a Sociedade de Exploração do Egipto, pede ajuda aos utilizadores da internet para tentar traduzir o Papiro Oxirrinco (Reprodução)

Quem preferir as antigas civilizações, pode testar os seus conhecimentos de papirologia no projeto Ancient Lives, da Universidade de Oxford, descobrir um exoplaneta em Planet Hunters’ ou ajudar os astrónomos na exploração de galáxias fotografadas pelo Telescópio Espacial Hubble em Galaxy Zoo .
Todas estas aplicações e muitas mais fazem parte de um conjunto de sugestões encontradas nas seguintes ligações:
Ferramentas científicas (parte1)
Ferramentas científicas (parte2)
Ferramentas científicas (parte 3)

Sem comentários: