terça-feira, 20 de setembro de 2011

Aurora Australis vista do Espaço


Vídeo sobre Aurora Australis, criado a partir de uma sequência de fotos tiradas pelos astronautas da Expedição 28, a partir da cúpula da Estação Espacial Internacional, em 11 de Setembro de 2011. As imagens foram obtidas enquanto a ISS fazia uma órbita descendente sobre o leste da Austrália, seguida de uma passagem ascendente a leste da Nova Zelândia, durante a noite, descrevendo um U sobre a região. Durante a maior parte do vídeo, nuvens densas escurecem a superfície da Terra e do mar.
Auroras Australis ocorrem quando os íons do vento solar colidem com os átomos de oxigénio e azoto na atmosfera superior. Animadas por estas colisões, os átomos emitem luz à medida que retornam ao seu nível de energia original, criando a aurora visível.
As auroras verdes são as mais comuns. São causadas pela luz emitida por átomos de oxigénio excitados em comprimentos de onda centrados em 0,558 micrómetros. As auroras vermelhas são geradas pela luz emitida num comprimento de onda maior (0,630 micrómetros). Também se observam, ocasionalmente, outras cores como azul e roxo.
No vídeo é visível a curvatura da superície terrestre. A fina linha amarelo-dourado acima da superfície brilha, devido à libertação de energia dos átomos e moléculas da alta atmosfera, que são excitados pela radiação ultravioleta durante o dia.
O movimento da ISS nota-se pelas alterações no campo de estrelas ao fundo e na rotação de um painel de energia solar, à direita da imagem.
Fonte: NASA

Sem comentários: