quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estrela irradia raios X intensos sobre um planeta na sua órbita

Uma estrela próxima, CoRoT-2a, está a irradiar sobre um planeta companheiro uma quantidade de raios X 100 mil vezes mais intensa do que a Terra recebe do Sol.
Novos dados do Observatório de raios X Chandra e do Telescípio Very Large do Observatório Europeu do Sul sugerem que a radiação de alta energia está a evaporar cerca de 5 milhões de toneladas de matéria do planeta a cada segundo.

Ilustração da estrela próxima, CoRoT-2a, e um planeta em órbita, CoRoT-2b. A estrela está a irradir o planeta com raios X muito intensos. Como consequência, o planeta perde cerca de 5 milhões de toneladas de matéria que se evapora, a cada segundo (a verde na imagem). Os raios X brilhantes são produzidos por poderosos e turbulentos campos magnéticos (representados pelos arcos laranja na imagem) da estrela. Esta é muito activa para a idade e pensa-se que é devido à proximidade do planeta. No canto superior direito localiza-se a estrela companheira de CoRoT-2a - Crédito: X-ray: NASA/CXC/Univ of Hamburg/S.Schröter et al; Optical: NASA/NSF/IPAC-Caltech/UMass/2MASS, UNC/CTIO/PROMPT; Illustration: NASA/CXC/M.Weiss

O planeta, conhecido como CoRoT-2b, tem uma massa cerca de três vezes a de Júpiter ou 1.000 vezes a da Terra, e orbita sua estrela-mãe a uma distância cerca de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
CoRoT-2a é uma estrela muito activa para a idade, e pensa-se que é devido à proximidade do planeta. raios-X brilhantes, produzidos por poderosos e turbulentos campos magnéticos
O sistema CoRoT-2 (estrela e planeta) deve o seu nome ao satélite CoRoT, da Agência Espacial Francesa de Convecção, Rotação e Trânsitos planetários, que o descobriu em 2008. Encontra-se relativamente próximo do Sistema Solar, a uma distância de 880 anos-luz.
"Este planeta está a ser completamente queimado pela sua estrela", disse Sebastian Schroeter, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha. "O que pode ser ainda mais estranho é que o planeta pode estar a afectar o comportamento da estrela que está a fazê-lo explodir".
Os dados ópticos e de raios X fazem estimar que o sistema CoRoT-2 tem entre 100 milhões e 300 milhões de anos, portanto a estrela está completamente formada. CoRoT-2a é uma estrela muito activa, com emissão de raios-X brilhantes, produzidos por poderosos e turbulentos campos magnéticos.
Geralmente estrelas muito jovens é que apresentam uma actividade tão forte. Neste caso, essa grande actividade pode ser causada pela proximidade do planeta. Este pode estar a acelerar a rotação da estrela, fazendo com que os seus campos magnéticos permaneçam mais activos do que o esperado.
Esta explicação é apoiada pela observação de uma estrela companheira que orbita CoRoT-2a, a uma distância cerca de mil vezes maior do que entre a Terra e o nosso Sol. Esta estrela não é detectada em raios-X, talvez porque não tem um planeta tão perto como CoRoT-2b para torná-la activa e produzir radiação.
O planeta CoRoT-2b parece invulgarmente inflado para um planeta na sua posição, o que pode ser um efeito da tempestade de raios X sobre ele, embora os cientistas não conheçam exactamente o que uma tempestade dessas pode fazer a um planeta.
"Estamos apenas começando a aprender sobre o que acontece com exoplanetas nestes ambientes extremos", disse Sebastian Schroeter.
Fonte: NASA Site CHANDRA

Sem comentários: