sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estudante cria "tapete voador" de plástico


O estudante de pós-graduação, Noah Jafferis, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, criou um pequeno tapete de plástico capaz de elevar-se e mover-se no ar, qual Aladino dos tempo modernos.
Segundo a publicação na revista  "Applied Physics Letters", é apenas uma folha transparente, de 10 centímetros, que 'levita ao receber as ondas duma corrente eléctrica, que conseguem encher de ar minúsculos recipientes, e o tapete move-se para a frente e para trás, para cima e para baixo à velocidade de um centímetro por segundo. O inventor acha que poderá chegar até um metro por segundo.
Para Jafferis e os colegas, a sua criação é mais parecida a um hovercraft do que a um avião, pois só funciona muito perto do solo. É um protótipo limitado, porque mesmo sendo pequeno, necessita de baterias pesadas para se mover apenas alguns centímetros. No entanto, o inventor já está a considerar a utilização de painés solares, para que o seu "tapete mágico" possa voar mais livremente grandes distâncias.
Um "tapete voador" é uma boa sugestão como veículo a utilizar em Marte. Pelo menos terminavam os problemas com as rodas dos robôs de exploração.
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: