segunda-feira, 9 de maio de 2011

Câmaras e vídeos da WWF registam famílias de tigres em extinção na Indonésia


Armadilhas com câmaras fotográficas e vídeos da WWF registaram, em apenas dois meses, na região florestal de Bukit Tigapuluh, zona central de Sumatra, 12 tigres, incluindo mães e crias. Estas florestas enfrentam a ameaça iminente da indústria de celulose e papel.
Bukit Tigapuluh é considerada uma zona ecológica prioritária para a conservação dos tigres-de-Sumatra, em perigo crítico, e é um dos seis tipos de paisagens que o governo da Indonésia se comprometeu a proteger, na Cimeira do tigre em Novembro de 2010.
As imagens da WWF indicam que os tigres se encontram numa área florestal dentro de uma concessão madeireira e que pode ser derrubada pela sua madeira, quando o governo autorizar. Por isso, a WWF e outros grupos ambientalistas pedem ao governo indonésio e empresas envolvidas para que preservem a floresta em vez de a destruir.
Actualmente, cerca de 400 tigres-de-Sumatra vivem em estado selvagem, num total de apenas 3.200 tigres na natureza em todo o mundo, distribuídos pelas últimas seis subespécies restantes: tigres-de-Sumatra, tigre-de-Amur, tigre-da-Malásia, tigre-de-Bengala, tigre-da-Indochina e tigre-do-Sul da China. Há um século eram 100.000.
Fonte: WWF

Sem comentários: