segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ano do Morcego 2011-2012

O primeiro atlas dos morcegos de Portugal vai surgir com a ajuda de 70 voluntários que vão  mapear a distribuição das 25 espécies de morcegos do país, procurando-os onde eles possam estar, em grutas, árvores ou nos sótâos das casas.

Morcego-orelhudo-castanho, Plecotus auritus - Fonte: wikipédia

O trabalho de campo, para o qual os voluntários receberam formação, demorará cerca de dois anos, prevendo-se que o atlas esteja concluído em 2013.
Este projecto acontece durante o Ano do Morcego 2011-2012, lançado oficialmente a 2 de Março numa gruta do Alviela. A iniciativa, do Programa das Nações Unidas para o Ambiente e do Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus, pretende aumentar o conhecimento sobre as diversas espécies e alertar para a sua utilidade e conservação.

Morcego-de-ferradura-mourisco, Rhinolophus mehelyi, espécie rara - Fonte: wikipédia

Os morcegos são importantes, sobretudo no controlo de pragas. Normalmente, “um indivíduo come mais de metade do seu peso em insectos numa noite, o que se considerarmos uma colónia com milhares de indivíduos dá milhões de insectos”.
Actualmente existem em Portugal continental 25 espécies de morcegos, três das quais em perigo de extinção (Morcego-de-ferradura-mediterrânico, o Morcego-de-ferradura-mourisco e o Morcego-rato-pequeno). A maior colónia identificada no país, em São Mamede, é de morcego-de-peluche e terá vinte mil indivíduos.

Na vasta lista de espécies que utilizam o montado, constam alguns morcegos, como o Morcego-de-Peluche (Miniopterus schreibersii).

A nível mundial, são conhecidas actualmente 1200 espécies de morcegos, cerca de um quinto de todos os mamíferos, metade das quais está ameaçada de extinção.
Mais informações em Público.pt

Sem comentários: