segunda-feira, 9 de maio de 2011

A vitamina E torna os lagartos-verdes mais atractivos

Machos Lagarto-verde europeu, Lacerta viridis, com mais vitamina E, são preferidos pelas fêmeas - Fonte: wikipédia

Quase todos os répteis comunicam entre si através de uma diversidde de sinais. No entanto, os sinais químicos, na forma de marcas odoríferas, são os mais usados e permitem transmitir muita informação complexa.
Uma investigação de cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do CSIC, permitiu descobrir que as fêmeas do lagarto-verde 'Lacerta viridis' preferem machos cujas secreções têm maior quantidade de vitamina E.
Os resultados da pesquisa realizada confirmam que os machos de lagarto-verde que receberam um suplemento de vitamina E, na sua dieta alimentar, aumentaram a quantidade dessa vitamina na sua secreção, e as fêmeas demonstraram uma clara preferência por se estabelecer em áreas marcadas por eles, aumentando a probalidade da acasalamento com o macho que marcou o território.
No entanto, os cientistas ainda não sabem a razão da escolha das fêmeas relativamente à vitamina E. Pode ser sinal de um bom sistema imunitário dos machos ou um indicador da qualidade do terreno que ocupam ou, mais concretamente, da abundância e qualidade alimentar ou, ainda, outro motivo desconhecido.
Mais informações em El Mundo (espanhol)

Sem comentários: