domingo, 15 de maio de 2011

NGC 4214, laboratório de formação estelar

A imagem mostra a galáxia anã NGC 4214, brilhando com as jovens estrelas e nuvens de gás, localizada a cerca de 10 milhões de anos-luz, na constelação de Canes Venatici (os cães de caça).

A imagem mostra estruturas de hidrogénio incandescente formadas durante o nascimento das estrelas e brilhantes aglomerados de estrelas da galáxia anã NGC 4214 - Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage (STScI/AURA)-ESA/Hubble Collaboration

A galáxia está relativamente próxima da Terra e apresenta estrelas numa grande variedade de estágios evolutivos, o que faz dela um laboratório ideal para a pesquisa dos mecanismos de formação e evolução estelar.
As observações desta galáxia anã também revelaram aglomerados de estrelas supergigantes vermelhas mais velhas e outras estrelas mais velhas espalhadas por toda a galáxia.
A variedade de estrelas em diferentes estágios de evolução indica que a galáxia já passou por diversos períodos de formação estelar e a abundância de hidrogénio significa que a formação de estrelas irá continuar no futuro.
A imagem óptica e em infravermelho próximo foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble, em 3 de Dezembro de 2009.
Fonte: NASA

Sem comentários: