domingo, 15 de maio de 2011

NASA disponibiliza informações sobre a Lua

A agência espacial americana NASA criou uma nova página Web interativa que incorpora observações das missões lunares do passado e do presente, criando um dos maiores sites de pesquisa sobre a Lua.
O Projecto de Mapeamento e Modelagem Lunar (PMLM) criou um conjunto de capacidades e ferramentas online que permitirão pesquisar, visualizar e analisar um grande número de imagens lunares e outras informações.
O site do projecto inclui as mais recentes imagens da superfície lunar, altimetria, temperatura, iluminação e outros dados previstos pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). A sonda, lançada pela NASA em 2009, continua a reunir informações sobre a Lua, a partir da sua órbita a cerca 50 Km acima da superfície lunar. LRO recolheu um conjunto de informações superior a todas as missões lunares anteriores.
O site do projeto também irá incluir dados obtidos nos programas lunares do passado incluindo as missões Apollo, Lunar Orbiter, Lunar Prospector, Clementine, Kaguya (Japão) e Chandrayaan-1 (Índia).
As informações fornecidas através do site do projeto podem ser facilmente utilizadas para vários fins, nomeadamente o planejamento de futuras missões, expedições científicas de superfície, design e posicionamento de sondas e robôs, incluindo a integração da exploração e ciência lunar na educação.
Fonte: NASA

Sem comentários: