Vulcão islandês Grimsvotn, visto de um avião (reprodução)
Grimsvotn é o vulcão mais activo do país e as suas cinzas elevaram-se a cerca de 20 Km, obrigando ao encerramento do maior aeroporto do país. No entanto, o instituto meteorológico islandês considera que esta erupção não deverá causar os transtornos do vulcão Eyjafjallajokul, que afectou todo o espaço aéreo europeu e cerca de 10 milhões de passageiros, de acordo com as estimativas feitas.
Para já as cinzas vulcânicas mantêm-se sobre a ilha e espera-se que não afectem outras regiões, pelo menos nas próximas 24 horas. O mapa à meia-noite, divulgado pelo British Meteorological Office, mostra uma certa tendência para um deslocamento para sul.
Os especialistas consideram que esta erupção será menos longa que a do Eyjafjallajokul que, além disso, tinha cinzas vulcânicas menos densas que as do Grimsvotn e, portanto, mais difíceis de dispersar. As cinzas deste vulcão caem mais rapidamente ao chão, tornando-se menos perigosas para a aviação.
Grimsvotn fica sob a geleira de Vatnajokull, o maior glaciar da Europa, no sudeste da Islândia. A erupção deverá provocar inundações locais devido ao degelo. A sua última erupção foi em 2004.
Mais informações aqui e aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário