terça-feira, 17 de maio de 2011

Câmara "caça" tigres e caçadores num parque nacional da Tailândia

O parque nacional de Thap Lan, na Tailândia, é considerado um paraíso de biodiversidade. Perante alguns indícios da presença de tigres, embora se pensasse que já não existiam no local, os responsáveis do parque, em colaboração com especialistas em conservação, instalaram câmaras que acabaram por confirmar a presença de pelo menos oito exemplares, mas descobrindo, também, outra espécie exótica invasiva, caçadores furtivos que entram no parque.

O tigre-da-Indochina está ameaçado de extinção - Fonte: wikipédia

Segundo especialistas, este tigres indochineses identificados ou tigres de Corbett (Panthera tigris corbetti), estão classificados com o estatuto de ameçados. Dado que ainda não foram analisadas todas as câmaras do parque, os responsáveis admitem que possa haver mais animais. Sendo assim, pode acontecer que este parque da Tailândia tenha mais tigres do que toda a China.
Recentemente, a organização ambientalista WWF divulgou um vídeo gravado numa selva da Indonésia, onde se podia ver 12 exemplares de tigres selvagens, entre eles uma mãe com os seus filhotes.
Os tigres correm um grande perigo de extinção. Calcula-se que cerca de 13.000 tigres vivem em cativeiro (mais do que em estado selvagem), muitos deles em quintas que se consideram zoológicos, mas que realmente se dedicam ao comércio destes animais, o que dinamiza a caça ilegal.
O tigre é muito cobiçado, em alguns países do oriente, pela sua pele e partes do corpo usadas na medicina tradicional, ou até como afrodisíacos. No entanto, a maior ameaça é a redução de habitat, que é gradualmente engolido pelas plantações, estradas e construções.
Fonte: Público.pt / El Mundo

Sem comentários: