domingo, 22 de maio de 2011

Dia Internacional da Biodiversidade 2011

2011 é o Ano Internacional das Florestas, assim as comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade têm como tema a biodiversidade da floresta.
As florestas cobrem cerca de 31% da superfície da Terra, cerca de 4 milhões de hectares, e abrigam cerca de 80% das espécies terrestres do mundo. A bacia amazónica é o habitat de aproximadamente 25% de todas as espécies terrestres.

O bem-estar da humanidade depende dos bens e serviços proporcionados pela natureza - o "capital natural da Terra".

A diversidade biológica florestal está a diminuir a um ritmo alarmante: por dia, perdem-se cerca de 100 espécies animais e vegetais nas florestas tropicais. Não foi cumprido o objectivo de reduzir a perda de Biodiversidade em 2010.
Tal como referiu o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na Décima Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Nagoya, no Japão, em 27 de outubro de 2010, "Estamos a perder o nosso capital natural".
E na sua mensagem para o Dia Internacional da Biodiversidade 2011, o Sr. Ban Ki-moon apelou à gestão sustentável das florestas, "Os benefícios das florestas são de longo alcance. As florestas captam e armazenam água, estabilizam os solos, protegem a biodiversidade e dão um importante contributo para regular o clima e os gases com efeito de estufa que estão a provocar as alterações climáticas. ... Peço a todos os sectores da sociedade um compromisso com a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas para o nosso futuro colectivo."
Yann Arthus-Bertrand foi convidado pela Organização das Nações Unidas para produzir o filme oficial do Ano Internacional das Florestas.
Depois do sucesso de "Home" ( Casa ), que foi visto por 400 milhões de pessoas, o fotógrafo produzir uma curta-metragem de 7 minutos sobre as florestas, composto por imagens aéreas de "Home" e do programa de televisão "Vu du Ciel".


Sem comentários: