quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alan Shepard, o primeiro norte-americano no espaço

Alan Barlett Shepard, Jr. foi um astronauta dos Estados Unidos, que participou nos projetos Mercury e Apollo, o primeiro norte-americano e o segundo homem a ir ao espaço - num vôo suborbital em 1961. Foi um dos doze homens que pisaram a Lua, onde esteve na missão Apollo 14, em Fevereiro de 1971.

Alan Shepard, em 5 de Maio de 1961, fez o primeiro vôo espacial tripulado dos Estados Unidos - Crédito: NASA

Em janeiro de 1961 ele foi escolhido para o primeiro vôo espacial tripulado dos Estados Unidos. Mas uma série de atrasos, motivados por problemas técnicos, fizéram com que o cosmonauta soviético Yuri Gagarin fosse o primeiro ser humano no espaço.

Um helicóptero da Marinha recolheu o astronauta Alan Shepard e sua cápsula Freedom 7, no Oceano Atlântico, depois do seu primeiro vôo americano suborbital, em 5 de Maio de 1961 - Crédito: NASA

Em 5 de maio de 1961, Shepard pilotou a nave Freedom 7 e tornou-se o segundo homem a viajar pelo espaço. Foi lançado de Cabo Canaveral, no Centro Espacial Kennedy, Flórida, e voou numa trajectória balística que o levou a uma altitude cerca de 180 km, num vôo suborbital onde teve que assumir o controle manual da cápsula espacial por diversas vezes, ao contrário do vôo orbital automático de Gagarin dias antes.


Integrado no Programa Apollo, Shepard fez a sua segunda viagem ao espaço, desta vez para a Lua, no comando da missão Apollo 14, entre 31 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 1971, que foi a terceira missão lunar bem sucedida dos Estados Unidos. Pilotando o módulo lunar Antares, Shepard realizou a alunagem mais precisa de todo o programa. Foi a primeira missão transmitida pela televisão a cores para todo o mundo.
Na Lua, foi o primeiro jogador de golf fora da Terra onde, depois de algumas tentativas falhadas, conseguiu dar uma tacada na bola que desapareceu na superfície de baixa gravidade do planeta, enquanto ele proferia as palavras "milhas, milhas e milhas", que ficaram famosas na altura.


Fonte: wikipédia

Sem comentários: