terça-feira, 3 de maio de 2011

Rio Tinto (Huelva), Marte em Espanha

A zona mineira do Rio Tinto, em Huelva (Espanha) foi o local escolhido pela Agência Espacial Europeia (ESA) para organizar, entre 15 e 22 de Abril, a primeira expedição europeia para testar a tecnologia para viajar até Marte.

'Astronauta' no comando do Eurobot Ground Prototype, veículo robótico para ir a Marte - Crédito: ESA / ÖWF / P. Santek

Durante uma semana, foram realizados testes com o 'Eurobot', o veículo robótico. Além disso, os astronautas testaram uma nova roupa e o novo equipamento médico que monitora a sua saúde. O projecto foi coordenado pelo Forúm Austríaco do Espaço, o Instituto do Centro de Astrobiologia em Madrid e Europlanet (um organismo europeu de investigação para a ciência planetária).
 
O novo fato espacial para Marte foi testado em Rio Tinto (Huelva). O colete interior era a nova versão do equipamento médico Long Term Medical Survey System (LTMS) da ESA - Crédito: ESA

A paisagem e o terreno torna Rio Tinto um lugar perfeito para simular uma saída em Marte. Até a sua cor faz lembrar o planeta vermelho.
Durante muitos anos pensou-se que a cor vermelha do rio se devia à poluição causada pela mineração na zona, e o rio era considerado morto. No entanto, descobriu-se que ali vivem microrganismos chamados quimiolitotrofos, que não necessitam de matéria orgânica. Podem crescer oxidando matéria inorgânica. Basicamente, oxidam pirite, que é um sulfureto de ferro. No subsolo de Rio Tinto existe uma das mais importantes fossas de pirite do mundo e a maior da Europa.

Rio Tinto (Huelva), ambiente extremo - Fonte: wikipédia

Os quimiolitotrofos oxidam o enxofre e o ferro da pirite, dando ao rio as suas características específicas. O metabolismo destes microrganismos cria o ambiente de Rio Tinto.
As águas do rio têm uma química muito complexa e apesar de ser um ambiente extremo, nelas vive uma grande diversidade de seres, bactérias, fungos,etc. representantes de todos os ramos da árvore da vida. Como têm um pH muito ácido, teoricamente deveria haver pouca diversidade.
Rio Tinto é um lugar já consagrado internacionalmente como um bom representante do planeta vermelho. A descoberta de que era rico no mineral 'jarosita' tornou-o muito conhecido, chamando a atenção dos cientistas ligados à exploração espacial.

Fragmento de jarosita  - Fonte

A jarosita é um sulfato de ferro, potássio e sódio que se forma apenas na presença da água, concretamente água ácida e carregada de metais. O robô Opportunity da NASA encontrou jarosita em Marte, em Meridiani Planitia, o local de pouso do robô, o que foi considerado uma forte evidência que a água já existiu em Marte.
Fonte: ESA / El Mundo

Link relacionado:
Outros locais extremos análogos a Marte

Sem comentários: