terça-feira, 3 de maio de 2011

Encontrada na Ria Formosa alga Caulerpa prolifera, que não era vista há mais de 50 anos

Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve encontraram na Ria Formosa uma espécie de alga, Caulerpa prolifera, que não era ali vista há mais de 50 anos.
A alga Caulerpa prolifera é uma espécie com afinidade subtropical e cujo desenvolvimento depende muito da temperatura da água. Os investigadores suspeitam que o seu reaparecimento pode estar relacionado com o aquecimento global ou, então, esteve sempre presente no ecossistema e ninguém reparou nela. Vai ser monitorizada e protegida.

Alga Caulerpa prolifera formada por células gigantes com vários núcleos - Fonte: wikipédia

Esta alga já tinha sido identificada na Ria Formosa em 1845, pelo austríaco Frederico Welwitsch. A Caulerpa prolifera é uma alga verde de origem mediterrânica que surge normalmente associada a uma erva marinha existente na Ria Formosa, também chamada de ceba. A alga tem a particularidade de ser formada por células gigantes com vários núcleos a circular no seu citoplasma, ao contrário da maioria das algas, que têm células microscópicas e com apenas um núcleo.
Algumas espécies da família desta alga têm uso alimentar, como a Caulerpa lentillifera, enquanto a Caulerpa taxifolia se tornou uma espécie invasora no Mar Mediterrâneo.

Alga Caulerpa lentillifera, também conhecida por caviar verde, usada na cozinha indonésia e japonesa - Fonte: wikipédia

Alga Caulerpa taxifolia, espécie nativa do Oceano Índico , tem sido amplamente utilizada como ornamental em aquários. É uma das duas algas na lista das 100 piores espécies invasoras do mundo, compilada pela IUCN Invasive Species Specialist Group - Fonte: wikipédia

Fonte: Público.pt

Sem comentários: