sexta-feira, 20 de maio de 2011

Galex ajuda a confirmar a natureza da energia escura

Os astrónomos acreditam que a expansão do universo é regulada por duas forças: a força da gravidade, que actua contrariando (desacelera) e uma misteriosa energia escura, que afasta a matéria e o espaço para longe. Na realidade, pensa-se que a energia escura está a empurrar o cosmos a velocidades cada vez maiores.

A energia escura é uma força suave e uniforme que domina a gravidade, fazendo acelerar a expansão do universo. Nesta ilustração, a energia escura está representada pela grelha roxa superior, e a gravidade pela grelha verde inferior. A gravidade resulta de toda a matéria no universo, mas os seus efeitos são localizados e diminuem rapidamente com as grandes distâncias - Crédito: NASA / JPL-Caltech

Novos resultados do telescópio Galaxy Evolution Explorer, da NASA, (Galex) e do telescópio anglo-australiano da Montanha Siding Spring, da Austrália, confirmam que a energia escura é uma força suave e uniforme, que actualmente domina sobre os efeitos da gravidade. As observações foram feitas a partir de medições cuidadosas das separações entre pares de galáxias (na imagem estão exemplos de alguns desses pares).
Os resultados constituem uma das melhores confirmações independentes sobre a natureza da energia escura, que está a acelerar a expansão do universo.
Acredita-se que 74% do nosso universo é constituído por energia escura. A matéria escura ocupa 22% e a matéria normal, formada por átomos ou que compõe os seres vivos, planetas e estrelas, corresponde apenas a cerca de 4% do universo.
A idéia da energia escura surgiu durante a década anterior, com base no estudo de supernovas. Estas emitem luz, constante e mensurável, formando as chamadas "velas padrão", que permitem calcular as suas distâncias à Terra. Com elas, as observações revelaram que a energia escura estava a afastar os objectos celestes para longe, com velocidades cada vez maiores.

O diagrama ilustra duas maneiras de medir o quão rápido o universo está em expansão - a "vela padrão", método que envolve estrelas que explodiram (supernovas) em galáxias, e o método da "régua padrão", que envolve pares de galáxias. Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech

Parece que desde sempre a energia escura e a gravidade têm estado em competição. No início do universo, a gravidade dominou a energia escura. No entanto, cerca de 8 biliões de anos após o Big Bang, como o espaço se ampliou e a matéria ficou diluída, as atracções gravitacionais enfraqueceram e a energia escura passou a estar em vantagem. Daqui a biliões de anos, a energia escura será ainda mais dominante. Os astrónomos prevêem que o nosso universo será um deserto cósmico, com as galáxias de tal maneira afastadas que quaisquer seres inteligentes que possam viver nelas não serão capazes de ver outras galáxias.
Fonte: NASA

Sem comentários: