segunda-feira, 2 de maio de 2011

E se a Terra tivésse um sistema de anéis como Saturno?

Misturando arte, fantasia e ciência, o artista Roy Prol propõe, neste bonito vídeo, como seria um sistema de anéis terrestres. Começa mostrando a orientação dos anéis e depois imagina como podem parecer quando vistos a partir do solo, em várias cidades ao redor do mundo, dia e noite.


Na realidade, um sistema de anéis ao redor da Terra não é algo que resulte apenas de uma fantasia. Num artigo publicado pela Nature em 1980, John O'Keefe, do Goddard Space Flight Center da NASA, especulou que a Terra pode ter tido um sistema de anéis semelhantes aos de Saturno, durante um breve período de tempo.
No artigo, O'Keefe discute dados climáticos de há 34 milhões de anos, indicando que os invernos se tornaram extremamente frios, no fim do Eoceno. Quase ao mesmo tempo, a Terra foi bombardeada por chuvas de tektites - rochas vítreas de origem misteriosa.
Segundo a hipótese de O'Keefe, as tektites e microtektites que não atingitam a Terra foram capturadas pelo seu campo gravitacional e organizaram-se num sistema de anéis como os de Saturno. Este sistema de anéis pode ter persistido durante milhões de anos, formando sombra sobre a superfície da Terra o que originou  invernos excepcionalmente frios, contribuindo para a morte de muitos organismos marinhos, como o plâncton e moluscos, no Eoceno tardio.
Fonte: Guardian

Sem comentários: