segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os últimos leões da História

Os leões extinguem-se. E não há manifestações pedindo a sua protecção. Há 50 anos havia meio milhão de leões em África, hoje restam apenas 20.000, dos quais menos de 5.000 machos. Se nada for feito, têm o mesmo destino que os parentes asiáticos, uma população de 330 animais em Gir, no Estado de Guajarat na India, perseguidos pela consanguinidade e a criação de gado.

Cada ano são caçados cerca de 750 leões macho em África. Os países ocidentais que mais matam são, por ordem: EUA, Reino Unido, Alemanha, Espanha e França, segundo a National Geographic - Fonte: wikipédia

A expansão das actividades humanas e a "caça desportiva" ameaçam os últimos leões da História. Além disso a situação complica-se com a própria estrutura social destes felinos, que faz com que necessitem grandes territórios para viver e sem seres humanos.
Dereck e Beverly Joubert, 'Exploradores residentes' de National Geographic durante mais de quatro anos, acabam de estrear nos cinemas dos Estados Unidos o documentário, destinado a um público familiar, 'The Last Lions' ('Os últimos leões'), dobrado pelo actor Jeremy Irons, e gravado na reserva privada de Duba, no Delta do Okavango, no Botsuana.
Vídeo - trailer oficial de "The Last Lions"


Trata-se de um trabalho orientado para a conservação da vida dos leões, uma mobilização mundial para salvar os últimos leões, onde o "lobby" dos 'caçadores' é um dos maiores obstáculos para proteger os felinos africanos. O projecto salienta o direito moral de proteger os leões (assim como outros "grandes gatos" ameaçados, como os tigres) sem esquecer o valor económico que representam no ecoturismo em África.
Fonte: El Mundo

1 comentário:

Anónimo disse...

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
> http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica