sábado, 8 de outubro de 2011

"Chuva de estrelas" Dracónidas este sábado, 8 de Outubro

Mapa celeste (noroeste-norte), em 08/10/2011

Neste sábado ocorre uma "chuva de estrelas", visível na Europa e em Portugal, com o seu pico entre as 17 h e as 22 h, quando atinge intensidade máxima, em que pode ser entre 600 e 800 estrelas cadentes por hora. Deverá ser a chuva mais intensa desde 2002 e não deverá repetir-se na próxima década.
A chuva de meteoros resulta da passagem da Terra por entre os detritos deixados pela passagem do cometa 21P/Giacobini-Zinner. A cada seis anos e meio, este cometa completa uma órbita à volta do Sol, deixando um rastro de pó, que o nosso planeta atravessa no início de Outubro. A colisão com a atmosfera terrestre origina o espectáculo de fogo de artifício das partículas incandescentes que parecem ter a sua origem a noroeste, na constelação de Dragão, daí o seu nome de Dracónidas.
A visibilidade do fenómeno pode ser dificultada com a lua cheia. Por isso, é melhor escolher um local longe dos centros urbanos, onde a poluição luminosa é bastante grande, para melhor apreciar o espectáculo.
Mais informações sobre a chuva de meteoros dracónidas neste endereço (em inglês)

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sou de Bragança (portugal) e de minha casa, vi 5 estrelas, entre as 21h30 e as 22h10. Pena não ter visto mais. Foi um bom espectaculo. (by sisa)