terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Primeiras análises da poeira do asteróide Itokawa

Cientistas japoneses apresentam os primeiros resultados da análise de uma pequena parte da amostra de partículas do asteróide Itokawa (reprodução)

Em 13 de Junho de 2012, a sonda japonesa Hayabusa (Falcão Peregrino) regressou à Terra, depois de uma viagem de sete anos, para entregar amostras de poeira da superfície do asteróide 25143 Itokawa, que a nave tinha visitado em 2005.
A missão Itokawa foi a primeira de ida e volta de uma cápsula desde a Terra a um asteróide, trazendo, no regresso, as primeiras amostras deste tipo recolhidas no espaço.
Num estudo publicado em 'Proceedings of the National Academy of Sciences' (PNAS), uma equipa de investigadores japoneses apresenta os primeiros resultados da análise de uma pequena parte da amostra de partículas do asteróide.
O estudo de cinco dos 1.500 grãos líticos (pequenas partículas de material sólido) recolhidos pela sonda revelou crateras minúsculas e pequenas partículas unidas por aderência, a escalas entre o micro e o nanómetro. Os investigadores sugerem que os impactos destas partículas são importantes na evolução dos asteróides e outros corpos interplanetários, nomeadamente ajudando a moldá-los.
Apesar da sonda 'Hayabusa' ter trazido apenas uma pequena quantidade de poeira da superfície do asteróide, este material constitui uma valiosa fonte de estudo dos asteróides. Dada a sua grande importância, a agência espacial japonesa, JAXA, oferece a todos os investigadores do mundo a oportunidade de participar na sua análise.
Hayabusa não foi a única nave a devolver material recolhido num corpo do espaço profundo. Stardust foi a primeira missão de retorno de material extraterrestre, além da Lua. O seu principal objectivo era recolher amostras do cometa Wild 2, um antigo corpo congelado que se formou para lá de Neptuno. A nave Stardust voou quase 3 biliões de Km e, em 2006, devolveu as amostras recolhidas do cometa e da poeira estelar através de uma cápsula que aterrou perto de Salt Lake City, nos Estados Unidos.
Também a malograda sonda russa 'Fobos-Grunt' tinha o objectivo de recolher e trazer para a Terra amostras do solo de Fobos, uma das luas de Marte. No entanto, uma falha técnica no lançamento impediu a sonda de realizar a sua viagem, acabando por cair, dois meses depois, no Oceano Pacífico.
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: