terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Robô cria a própria energia de funcionamento a partir de resíduos orgânicos


Cientistas britânicos desenvolveram o projecto de um robô, EcoBot3, que não precisa de baterias, pois converte resíduos orgânicos em eletricidade com ajuda de micróbios.
O EcoBot 3, criado no Laboratório de Robótica da Universidade de Bristol, é capaz de gerar a energia que faz mover os seus circuitos, graças a um dispositivo que converte os resíduos orgânicos em eletricidade com a ajuda de micróbios (células de combustível microbianas).
No entanto, para manter a sua autonomia como qualquer organismo, o robô precisa expulsar os resíduos resultantes da sua actividade, o que ele faz dentro de um recipiente, fazendo dele o primeiro robô a necessitar de uma casa de banho.
Segundo os cientistas, o robô é o "primeiro exemplo de sistema autossutentável", porque pode ser enviado a um local onde consegue obter a própria energia de funcionamento. Podem ser lugares onde os humanos não conseguem chegar ou preferem não ir por motivos de higiene ou de segurança, como a limpeza dos esgotos das cidades, com muita matéria orgânica que ele pode transformar em energia. Outras possibilidades de utilização poderão ser as explorações submarinas, em águas profundas, onde há muita biomassa para "alimentar" o robô ou as viagens espaciais, em que se aproveitariam os resíduos dos astronautas.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: