terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Música nas noites do Jurássico


Assim cantavam os grilos da época dos dinossáurios, há 165 milhões de anos, produzindo os sons roçando uma asa contra a outra, tal como fazem os grilos modernos, e que se conhece por 'estridular'.
Um grupo de paleontólogos conseguiu reconstruir o som que emitia uma espécie de grilo do Jurássico médio, a partir de um fóssil da espécie com as asas muito bem conservadas e contendo as partes que emitem os sons. O exemplar foi identificado como uma nova espécie com o nome científico de 'Archaboilus musicus'.
Os cientistas compararam o aparelho de canto do fóssil com o de 59 espécies actuais e concluiram que o grilo primitivo teve que produzir sons musicais em frequências simples de cerca de 6.400 ciclos por segundo, que é cerca de metade da frequência dos grilos actuais, de acordo com o estudo publicado hoje na revista online Proceedings of the National Academy of Sciences.
Estes sons teriam ajudado os grilos a distinguir os da sua espécie entre todos os sons da floresta. Actualmente, os grilos com o mesmo tipo de sons simples e curtos são activos de noite, por isso os investigadores sugerem que este grilo jurássico também teria vida nocturna para evitar atrair predadores com o seu canto, como os pequenos dinossáurios que se alimentavam durante o dia.
Fonte: El Mundo   /   Grilo jurássico "Archaboilus musicus"

Sem comentários: