quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Primeiro vídeo do lado oculto da Lua, pela missão Grail


Missão GRAIL, da NASA, realizou o seu primeiro vídeo, de 30 segundos, do outro lado da lua, aquele que nunca vemos. As imagens foram tiradas em 19 de Janeiro, pela MoonKAM a bordo da nave espacial "Ebb".
A missão lunar GRAIL possui duas naves idênticas, recentemente nomeadas "Ebb" e "Flow", cada uma com uma câmara MoonKAM. O vídeo serviu para testar a câmara da nave "Ebb". A câmara MoonKAM faz parte de um projecto educativo para promover o interesse dos alunos norte-americanos pela ciência.
No vídeo, o pólo norte da lua é visível na parte superior da imagem, à medida que a nave voa em direcção ao pólo sul lunar. Esta face escondida da Lua é muito acidentada e cheia de crateras de impacto.
Uma das estruturas geológicas mais proeminentes vistas no terço inferior da lua é o Mare Orientale, uma bacia de impacto com 900 km de largura, e que atravessa os dois lados da lua, o visível e o oculto. O clipe termina com o terreno acidentado, muito próximo do pólo sul lunar.
Lançados em Setembro de 2011, Ebb e Flow têm a missão científica de criar um mapa gravitacional da Lua, permitindo aos cientistas uma melhor compreensão de como se formou a Terra e outros planetas rochosos do Sistema Solar.
Fonte: NASA

Sem comentários: